Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores e normas de publicação

 

A Constructo – Revista de Psicanálise está permanentemente aberta a submissões de artigos, entrevistas, resenhas, ensaios e conferências e se reserva o direito de conferir prioridade (mas não exclusividade) a publicações originais e inéditas que não estejam sendo avaliadas por outras revistas. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês e devem estar de acordo com as normas de submissão e diretrizes para autores.

Os trabalhos devem ser enviados eletronicamente, através do link https://revista.constructo.com.br/index.php/home/about/submissions, seguindo as etapas do sistema.

A publicação dos trabalhos estará sujeita à aprovação prévia da comissão editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação por pares cegos – pareceristas anônimos que poderão rejeitar, recomendar a publicação com reformulações ou aceitar a publicação sem modificações. A identificação da autoria do trabalho deve ser preenchida no sistema, mas removida do arquivo, garantindo o critério de sigilo do periódico. Caso haja discordância entre os pareceres quanto à publicação, o trabalho será encaminhado a um terceiro consultor ad hoc. Os pareceres serão enviados ao(s) autor(es) para que se justifique o resultado da avaliação e para que sejam realizadas modificações no texto quando necessário, devendo o(s) autor(es), neste caso, devolver o trabalho reformulado no prazo máximo de vinte dias. Se houver necessidade, o trabalho será reenviado aos pareceristas que deverão se pronunciar com relação à revisão efetuada. Caberá à comissão editorial a decisão final quanto à publicação. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pela comissão editorial para atender aos critérios e normas operacionais da revista.

 

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es), aprovação da comissão editorial.

 

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial.

 

  1. Normas para publicação

 

Todo artigo deve ser precedido por: título e subtítulo (se houver), um resumo na língua do texto e outro em língua estrangeira, que não devem ultrapassar 250 palavras, ambos seguidos por cinco palavras-chave. 

 

É recomendado que os trabalhos não ultrapassem o tamanho sugerido pela comissão editorial.

Artigos: máximo 20 páginas

Conferências: máximo 20 páginas

Entrevistas: máximo 15 páginas

Ensaios: máximo 15 páginas

Resenhas: máximo 10 páginas

 

Títulos de livros, quando citados no corpo do trabalho, devem estar em letras itálicas e apenas a primeira letra deve estar em maiúscula. Artigos, textos e capítulos de livros, entre aspas.

Ex.: Novos fundamentos para a psicanálise

Ex.: “O infantilismo da sexualidade”

 

Divisões de texto, subtítulos ou seções devem ficar alinhadas à esquerda com o mesmo tamanho de fonte e com uma linha de intervalo entre textos. Sem negritos ou itálico.

 

Destaques e palavras estrangeiras devem estar em itálico.

 

Em caso de transcrições de falas ou expressões de terceiros, recomenda-se o uso do (sic).

 

Recomenda-se o uso de ibidem ou ibid. para referenciar uma obra já citada e idem ou id. para um mesmo autor. As expressões recuperam a referência imediatamente anterior. Para indicar páginas de uma citação direta idênticas àquelas da referência imediatamente anterior, recomenda-se o uso de op. cit.

 

Notas de rodapé, caso sejam indispensáveis, devem ser indicadas por algarismos arábicos ao longo do texto e digitadas no pé da página que contém a nota.

 

As citações diretas de até três linhas devem ser incorporadas ao texto, iniciadas e terminadas com aspas duplas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto com recuo de 4cm, terem tamanho de fonte 11 e não conterem aspas. As supressões nas citações devem ser indicadas por reticências entre colchetes. Os comentários do autor devem vir entre colchetes. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo meu (nosso)” entre parênteses ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada. Caso seja uma tradução do autor citado, informar “tradução do autor”. Se for uma tradução de quem está citando, “tradução minha (nossa)”.

 

A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra.

Ex.: (Laplanche, 2015)

 

Nas citações diretas, a página deverá ser indicada.

Ex.: (Laplanche, 2015, p.99)

 

Em caso de autores cujo ano do texto ou da obra é importante, colocar o ano em que foi escrito o texto seguido do ano da edição utilizada.

Ex.: (Freud, 1905/1996)

 

Caso haja coincidência de datas de um texto ou obra, distinguir com letra (1915a, 1915b), respeitando a ordem de entrada no artigo.

 

Caso haja vários autores: até três, indicam-se todos, separados por ponto-e-vírgula. No caso de mais de três autores, pode-se citar apenas o primeiro seguido da expressão et al.

Ex.: (Laplanche; Pontalis, 2001)

Ex.: (Ribeiro, et al., 2017)

 

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista se guiará pela ordem cronológica dos textos e deve conter apenas as obras citadas no trabalho, obedecendo o seguinte padrão:

Livro – Sobrenome, iniciais do autor. Título: subtítulo. Cidade: editora, ano.

Ex.: Laplanche, J. Sexual: a sexualidade ampliada no sentido freudiano 2000-2006. Porto Alegre: Dublinense, 2015.

Capítulo de livro – Sobrenome, iniciais do autor do capítulo. Título: subtítulo. In: Sobrenome, iniciais do autor do livro. Título: subtítulo. Cidade: editora, ano. páginas do capítulo.

Ex.: Freud, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. pp. 119-231.

Artigo de revista (eletrônica ou não) – Sobrenome, iniciais do autor. Título do artigo. Nome da revista, cidade, volume (v.), número (n.), data, páginas do artigo.

Ex.: Dejours, C. Acidentes da sedução e submissão: para uma genealogia do Supereu. Constructo Revista de Psicanálise, Porto Alegre, v.8, n.2, dez. 2024, pp. 1-33.

Tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso – Sobrenome, iniciais do autor. Título: subtítulo. Tipo de trabalho (Tese, Dissertação ou Trabalho de Conclusão de Curso) (Área), Programa de Pós-Graduação, Universidade, Cidade, ano.

Ex.: Silva, M. Considerações sobre a obra freudiana. Tese (Psicologia), Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.

Material audiovisual – Sobrenome, iniciais do autor. Título: subtítulo. Cidade: distribuidora (se houver), ano.

Ex.: Allen, W. A outra. [S. l.]: Jack Rollins and Charles Joffe, 1988.

Caso a obra não tenha um "local" de publicação, incluir "[S. l.]", entre colchetes.

Para referências que não se enquadram nos modelos incluídos na página, seguir normas gerais da APA.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.